terça-feira, 10 de julho de 2007

Pedagogia da Autonomia
(Paulo Freire)

Ao ler este livro foi impossível não lembrar a influência que as idéias/ensinamentos do Paulo Freire exerceram em minha vida. Eu trabalhava como voluntária em uma instituição que atendia famílias da Favela da Rocinha, Rio de Janeiro. Minha atividade era desenvolver atividades lúdicas com as crianças de idade entre 4 e 8 anos. Num treinamento ouvi - "ensinar exige respeito aos saberes dos educandos" e esse ouvir mudou a minha relação com as crianças, minhas crenças e minha escuta e prossegue, ainda hoje, sendo um alerta que transcende a relação "educador"/"educando" e que busco inserir em qualquer relação.

2 comentários:

Sergio disse...

ola. vim de longe, reviver para dar um recado importante. a vida vale a pena VIVA
ABÇS
sergio

Sergio disse...

amiga, nao tive tempo de te agradecer, pois vc falou com muita propriedade da geologia da terra.
Obrigado
Sergio